Operação SÉTIMO MANDAMENTO resulta em prisões de criminosos que cometiam furtos e roubos em agências bancárias e carros fortes na região

Na madrugada desta sexta (30), foi deflagrada a operação SÉTIMO MANDAMENTO, um trabalho em conjunto realizado entre o 1° e o 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM), com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Guarnição Especial de Curitibanos e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Por JB Negócios 30/06/2017 - 18:51 hs

A operação tinha como alvo uma associação criminosa voltada ao cometimento de furtos e roubos de agências bancárias e carros fortes na região do Vale do Itajai e Planalto Catarinense.

A Força Tarefa montada identificou uma possível ação dos agentes no município de Santa Cecília. Com o apoio do BOPE montou-se uma operação para proteção de possíveis alvos, reforço das instalações policiais da área e prisão dos agentes. Em determinado momento os veículos já identificados como sendo os utilizados pelos agentes seguiram sentido litoral pela BR470 (Palio, Fiesta e Caminhão Hyundai).

No KM 125 da BR 470 (Município de Ibirama) os veículos Fiesta e o caminhão foram abordados por viaturas do BOPE. O caminhão, conduzido por J.P.B., vulgo Zaca, não obedeceu à ordem de parada, colocando em risco os veículos que circulavam. Ao parar o veículo, J. P. B. abriu a porta e atravessou a via disparando na direção da Guarnição do BOPE, sendo realizados disparos no agente para conter a agressão, vindo a óbito no local. No baú do caminhão foram localizadas diversas armas de fogo entre pistolas, espingardas e uma submetralhadora, miguelitos, explosivos, coletes balísticos e acessórios utilizados para arrombamento de caixas eletrônicos.

No veículo Fiesta foram abordados A.S. DE O. e I.L. E. em posse de duas pistolas glock 9mm. O veículo Palio, utilizado como batedor, foi abordado no município de Blumenau por guarnições de área, onde foram localizados os agentes J. C. N. e F.G.

A ocorrência foi apresentada na DP de Rio do Sul, sendo apreendidos os seguintes itens:

05 toucas balaclava;

05 coletes balísticos;

03 espingardas calibre 12;

01 submetralhadora 9mm;

04 pistolas (02 9mm seletor de rajada) (02 380);

30 munições Calibre 12;

196 munições de Pistola;

2 emulsões encartuchadas;

03 artefatos explosivo improvisados;

Cordel detonante;

10 espoletas;

Estopim;

02 rádios comunicadores;

01 kit Roni;

103 reais em espécie;

02 barras de aço tipo alavanca;

03 veículos apreendidos;

06 aparelhos de telefone celular;

17 Miguelitos;

04 pessoas presas;

01 pessoa em óbito.

Em continuidade às diligências, a guarnição do 1° Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) deslocou até a residência de I. L. E., localizada na rua Marina Correa Vailate, em Itajaí, onde foram localizados 4 carregadores de fuzil calibre 5.56 e 16 munições do mesmo calibre e um carregador alongado de pistola 9mm.