Centros da Udesc em Balneário Camboriú e Joinville receberão jornada empreendedora

Por JB Negócios 20/04/2017 - 15:34 hs

Em 25 e 27 de abril, oito membros da Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina (Fejesc) visitarão o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville e em Balneário Camboriú, para promover o Movimento Empresa Júnior (MEJ) e o empreendedorismo.

Integrantes do projeto Fejesc On The Road, os alunos viajarão pelo Estado a bordo de um motorhome com o objetivo de apresentar o movimento a mais de cinco mil pessoas de 22 instituições de ensino superior em 15 municípios catarinenses. Atualmente, existem 45 empresas juniores em Santa Catarina, sendo 11 delas ligadas a acadêmicos da Udesc.

Do total de empresas juniores da universidade estadual, cinco já são federadas à Fejesc: Konvex, Smart Consultoria, Esag Jr, Inventório e Projeta Ambiental Jr.

Contato com outras realidades

Entre os estudantes que farão parte desta edição do Fejesc On The Road, está a aluna Bianca Liebl, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Udesc em Lages.

Acadêmica da sétima fase, ela é a atual gerente de Marketing e Projetos da Projeta Ambiental Júnior e conta que se interessou em participar da empresa do curso há um ano e meio, depois de notar o trabalho dos colegas.

Bianca, que está na organização do Fejesc On The Road e participará da viagem de divulgação pela primeira vez, destaca a autonomia que os acadêmicos têm no MEJ.

"Espero ter resultados muito positivos, principalmente para o crescimento do Movimento Empresa Júnior fora de Florianópolis. Queremos fomentar o empreendedorismo em outras partes de Santa Catarina", enfatiza.

Recentemente formada em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc, Eliza Abreu já viveu essa experiência na iniciativa do ano passado e ressaltou a importância do evento para fortalecer a federação.

"Sabemos como funcionam as empresas juniores de Florianópolis e tivemos a oportunidade de conhecer a realidade de outras universidades completamente diferentes. Foi um pontapé inicial para a Fejesc se tornar uma federação realmente do Estado e não só da Capital", diz.

Conhecimento para quase quatro mil estudantes

O Fejesc On The Road conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e já envolveu mais de 400 empresários juniores e 30 empresas juniores, além de fomentar 13 iniciativas e levar conhecimento para quase quatro mil estudantes.

Para saber mais sobre o Movimento Empresa Júnior e os serviços que as EJs oferecem, basta acessar a Plataforma Empresa Júnior Consultoria.