PORCELANATO LÍQUIDO OU PISOS DE RESINA

Por JB Negócios 02/02/2017 - 17:03 hs

Está cada vez mais comum o uso de pisos monolíticos, ou seja, com aparência homogênea, sem rejuntes. Porcelanato líquido é o nome dado aos pisos monolíticos feitos com resina, devido ao seu aspecto final brilhante, que lembra o porcelanato.

 

E além do visual liso, esse tipo de material apresenta como vantagem a ausência de entulhos no final da obra, a facilidade de limpeza e a possibilidade de cobrir pisos existentes de cerâmica ou de pedra.

 

Mas existem dois tipos de resinas que cobrem o piso de maneira homogênea, a resina epóxi e a resina de poliuretano. Esses dois materiais são muitas vezes confundidos, e a confusão vai ainda mais longe quando se associa o termo “porcelanato líquido” somente com o piso autonivelante, que é na verdade um tipo de aplicação da resina epóxi. (Ver também: “Piso Autonivelante“)

Resina de poliuretano x Piso Autonivelante (Resina de epóxi)

Esses dois tipos de piso se parecem porque são basicamente resinas líquidas de aspecto homogêneo, que podem ser aplicadas sobre pisos existentes. Mas existem diferenças:

 

Composição: O piso autonivelante é uma resina à base de epóxi, e não de poliuretano.


Aplicação: O piso autonivelante é jogado sobre o piso e espalhado com uma espécie de rodo, formando uma camada que se nivela automaticamente na superfície. Já o piso de poliuretano é aplicado com rolo como se fosse uma pintura, e requer o preparo do piso de baixo, com o fechamento dos rejuntes para deixar tudo nivelado antes da sua aplicação.


Cores: A diversidade de cores do piso autonivelante é muito maior, inclusive com a possibilidade de fazer desenhos e composições. O piso de poliuretano, por sua vez, é disponibilizado apenas nas cores branca, bege ou cinza, e não possibilita a criação de desenhos.


Resistência: Os pisos autonivelantes de epóxi possuem maior resistência química, enquanto os de poliuretano são mais resistentes a riscos, choques térmicos e dilatações, pois tendem a trincar menos.

 

Aplicação do porcelanato líquido de poliuretano

 

O porcelanato líquido de poliuretano pode ser usado em áreas internas ou externas, inclusive áreas molhadas, para cobrir pisos de cerâmica, de pedra ou cimento existentes. O piso tem que ser preparado e nivelado conforme mostrado no vídeo abaixo:

 

 
Cuidados em relação ao porcelanato líquido

 

Alguns fornecedores vendem e aplicam outros tipos de piso como se fossem porcelanato líquido, como o poliéster por exemplo, que tem aparência similar porém resistência e durabilidade menores. Por isso tome cuidado na hora da contratação, procure saber qual o material utilizado e quais suas características especificas, já que existem vários pisos monolíticos no mercado atualmente.

 

Além disso, escolha o material correto para cada situação. Em locais com muito movimento, por exemplo, pode ser melhor usar o poliuretano do que o epóxi, que risca um pouco mais. Quanto mais brilhoso for o acabamento, mais evidentes ficarão os riscos.

 

Outro cuidado importante é o tempo de espera para a secagem total do porcelanato líquido após sua aplicação, o que pode durar cerca de uma semana. Se esse prazo não for respeitado, o piso pode ser danificado.