Balneário Camboriú terá totens de monitoramento de segurança e trânsito

Em breve, Balneário Camboriú contará com mais um equipamento para inibir a criminalidade e aumentar a segurança da população

Por JB Negócios 13/11/2017 - 14:56 hs

Serão instalados 10 totens de monitoramento, em pontos estratégicos da cidade, capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas, detectando situações de risco e alertando a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito.

Os equipamentos permitem transmissão de dados em tempo real para uma central de monitoramento e ainda alerta situações de risco ou emergência com aglomeração de pessoas, invasão e circulação de áreas públicas ou restritas, velocidade dos veículos, contagem de pessoas e objetos dentre outras. “Essas tecnologias são usadas em grandes cidades, um sistema inovador que utiliza tecnologia para promover o bem estar das pessoas, contribuindo para a gestão da segurança pública. Vem para auxiliar o morador, caso necessite e não consiga chamar os guardas e agentes a tempo”, falou o prefeito, Fabrício Oliveira.

Outras funcionalidades dos totens são um botão de emergência para ser acionado pela população em casos de urgência, leitor de placa OCR instaladas para a identificação de veículos com irregularidades, câmeras 360°, comunicador de alta intensidade, blindagem, sensor de vandalismo, mensagens de áudio para campanhas educativas, entre outros. “Vamos colocar os totens em pontos estratégicos da cidade, onde registramos o maior número de ocorrências. Esse serviço servirá para auxiliar no trabalho da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito. Eles contarão com comunicadores de alta tecnologia direto com a Central 153, para que as autoridades de segurança se comuniquem com os cidadãos no ambiente monitorado e atuar de imediato em situações de emergência”, explicou o secretário de Segurança, Gabriel Castanheira.

A contratação de empresa especializada para instalação dos equipamentos, foi realizada por meio de um processo de inexigibilidade, conforme autoriza o art. 25, I da Lei Federal nº 8.666/93, pois a mesma possui carta de exclusividade, certificada pela entidade de classe ABESE, sendo a única fabricante deste modelo de equipamentos no Brasil.  A intenção é que após o chamamento da empresa, os equipamentos estejam em funcionamento por volta da segunda semana de dezembro.